:: Atividades Desportivas 3º Período ::

O Subdepartamento de Educação Física do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto continua a proporcionar aos seus alunos, o maior número de vivências desportivas que permitam uma maior diversidade e abrangência, promovendo a aquisição de hábitos de vida saudável e sua formação integral.
E para o efeito, durante o terceiro período, tem organizado/participado nas seguintes atividades: realização com assinalável sucesso do Peddy – Paper relativo à XX Edição dos Encontros de Basto e Barroso, no dia três de maio e que contou com mais de duzentos alunos de sete Agrupamentos/Escolas das zonas de Basto e Barroso, perfazendo um total de vinte equipas em competição. O nosso Agrupamento participou com três equipas num total de trinta alunos, obtendo os dois primeiros lugares da classificação. O nosso Agrupamento também se fez novamente representar, à semelhança do ano letivo anterior, na “Festa do Futebol Feminino”, com uma equipa de sub-13 e outra de sub-15, no dia seis de maio em Braga e ainda na II Taça do Desporto Escolar/CNID, competição desportiva destinada a alunos do sétimo ano de escolaridade, realizada no dia dez de maio (quarta feira), na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão, disputada em quatro modalidades (coletivas e individuais) – andebol, basquetebol, atletismo e ténis de mesa.
De destacar também a participação do grupo/equipa de Boccia na final Regional desta modalidade, no dia quinze de março em Manhente, Barcelos com a obtenção de um excelente segundo lugar. Assim como destacar a qualificação para os Regionais de Basquetebol 3x3, das equipas masculina e feminina do escalão de Infantis B da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto, no passado dia vinte e sete de abril.
Um agradecimento especial a todos os que contribuíram para que a organização e participação nestes eventos fosse um sucesso. E para o ano há mais!


O Coordenador do Desporto Escolar, Professor Luís Sousa.

:: Olimpíadas de Atletismo ::

Classificações - VER

:: Torneio de Badminton ::

 

Realizou-se no passado dia 18 de Fevereiro na Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto, a segunda jornada do Torneio de Badminton, inserido na Fase Local do Desporto Escolar desta modalidade, no Distrito de Braga.
Estiveram presentes para além dos alunos participantes da nossa Escola, alunos das Escolas das Caldas das Taipas e Professor Abel Salazar de Guimarães, num total de 35 alunos.
Realizaram-se um total de 62 jogos nas diferentes variantes da modalidade: singulares masculinos e femininos; pares masculinos, femininos e mistos.
De destacar a excelente organização do Encontro assim como os resultados obtidos: 1º e 2º classificado nos singulares masculinos (Francisco Araújo/Diogo Machado) e 1ºclassificados em pares masculinos (Francisco Araújo/Diogo Machado) e ainda 2º classificado pares mistos (Rui Alves/Ana Teixeira).
Parabéns aos vencedores e a todos os alunos participantes assim como ao Professor responsável pelo Grupo/Equipa de Badmínton e organizador do Encontro, Bruno Fernandes. Continuação do excelente trabalho que estão a realizar e que venham mais vitórias!

O Coordenador do Desporto Escolar, Professor Luís Sousa

:: Resultados 1ª Fase Desporto Escolar ::

Ténis de Mesa - VER

Futsal Iniciados Femininos - VER

Futsal Iniciados Masculinos - VER

Futsal Infantis - VER

Boccia Divisão E - 2 _Série D - VER

Boccia Divisão I - 3 _Série D - VER

:: Quadro Competitivo de Boccia de Braga ::

1ª Jornada

2ª Jornada

3ª Jornada

O grupo equipa de BOCCIA da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto participou na série D competindo com três escolas (EB Manhente, EB Rodrigues Sampaio e EB de Forjães) em três encontros sob a coordenação local do Desporto Escolar de Braga:

1º-Escola Básica de Forjães, Esposende;
2º- Escola Básica António Rodrigues Sampaio;
3º-Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto.


Nestes três encontros os nossos jovens alunos conseguiram resultados muito satisfatórios, ficando apurados em 1º lugar, a nível individual, Divisão I 3, alunos em pé sem NEE e jogadores com NEE e por equipas, Divisão II, que devem ser constituídas por um mínimo de 3 jogadores e um máximo de 5 jogadores. Em campo têm, obrigatoriamente, de estar 2 jogadores com NEE.
 Assim irão disputar a final que se realizará no dia 15 de Março, na Escola Básica e Secundária de Manhente, Barcelos.
Estes nossos alunos estão de parabéns por estes resultados obtidos e esperamos que estes continuem a ser tão favoráveis como até agora.

Professora Rosa Branca Teixeira, responsável pelo Grupo/Equipa de Boccia

 

:: CAMPEONATO ESCOLAR DE BASQUETEBOL 3X3 ::

 

O Campeonato Escolar representa a 2.ª Vertente do Projeto de Basquetebol-3x3 nas Escolas. É um momento por excelência da competição, como meio para dinamizar a prática da modalidade e sensibilizar e captar mais jovens para a prática da mesma.
Com organização e coordenação do Desporto Escolar, em cooperação e articulação com a Federação Portuguesa de Basquetebol, desenrolou-se a Fase Local na Universidade do Minho, em Gualtar, Braga, no passado dia 15 de Fevereiro.
O nosso agrupamento participou com 3 equipas masculinas e 4 femininas nos escalões de Infantis B e Juvenis, num total de 30 alunos da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto.
Constituiu um momento de fraterno convívio entre os jovens da nossa Escola e das várias Escolas participantes, desenrolando-se um saudável espírito desportivo e de respeito mútuo e contando com o empenho e colaboração de todos os participantes.
Parabéns a todos e para o ano há mais!!!

O Coordenador do Desporto Escolar, Professor Luís Sousa

:: Futsal ::

 

Futsal Iniciados Feminino - Resultados

Futsal Iniciados Masculinos - Resultados

 

CORTA MATO DISTRITAL CLDE BRAGA 2017

A edição de 2017 do Corta Mato da CLDE Braga, prova distrital de carácter aberto para toda a comunidade, decorreu mais uma vez em Guimarães no passado dia 10 de Fevereiro. Uma prova que abraça todos os escalões do Desporto Escolar e contou com a participação de 50 alunos da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto, selecionados a partir dos bons resultados obtidos no Corta-Mato Escolar realizado no primeiro período. Apesar das imensas dificuldades do percurso e das más condições climatéricas e ainda do elevado número de participantes, muitos deles federados, os nossos alunos tiveram uma participação muito positiva, com três classificações no pódio (entre os três primeiros).Foram eles o Hélder Carvalho (7ºF) e o André Gonçalves (11ºTGEI) nas provas adaptadas A e B com excelentes segundos lugares e a Cristina Teixeira (10ºTGEI) com um brilhante terceiro lugar no escalão de Juniores femininos. Destacaram-se também os alunos João Silva-10ºA (18º) e Sérgio Teixeira-5ºA (19º) ficando entre os vinte primeiros dos seus respetivos escalões. Coletivamente destacou-se o oitavo lugar da Equipa de Juvenis Femininos (Marta Teixeira-10ºB; Márcia Oliveira-9ºD; Liliana Oliveira-10ºA; Beatriz Pereira-9ºA). Poderão consultar e obter as classificações da referida prova na tabela anexa.

RESULTADOS - VER


O Coordenador do Desporto Escolar, Professor Luís Sousa.

:: PROVA DE CORTA MATO ESCOLAR ::

 

Na manhã do dia 16 de Novembro, na Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto, realizou-se mais uma edição da Prova de Corta Mato Escolar, numa manhã desportiva de competição saudável, organizado pelo Subdepartamento de Educação Física e que contou com a participação de mais de 500 alunos. A esta atividade desportiva, para além dos objetivos pedagógicos inerentes à mesma, cabe destacar outros aspetos também importantes como o convívio e a alegria que foram uma constante ao longo desta manhã tão especial para muitos dos nossos alunos. Parabéns aos vencedores e a todos os que participaram e já agora o agradecimento do Subdepartamento de Educação Física a todos os que ajudaram a tornar esta atividade possível e com pleno sucesso, referimo-nos aos Alunos, Funcionários, Professores de outros Departamentos e Direção, estando todos de PARABÉNS! Até para o ano, sempre a praticar Desporto!


RESULTADOS:
INFANTIS A – FEMININO (2006 a 2008)


CLAS.

NOME

ANO

TURMA

Matilde Castro

14

A

Sara Magalhães

21

A

Nádia Dourado

16

A

INFANTIS A – MASCULINO (2006 a 2008)


CLAS.

NOME

ANO

TURMA

Sérgio Teixeira

23

A

Bruno Gonçalves

05

B

Rafael Santos

22

C

 

INFANTIS B – FEMININO (2004 e 2005)


CLAS.

NOME

ANO

TURMA

Ana Batista

04

D

Mariana Carvalho

16

E

Ana Teixeira

02

A

INFANTIS B – MASCULINO (2004 e 2005)


CLAS.

NOME

ANO

TURMA

João Gonçalves

09

E

Diogo Carvalho

07

A

Manuel Leite

14

F

INICIADOS – FEMININO (2002 e 2003)


CLAS.

NOME

ANO

TURMA

Ana Rita Martins

02

D

Vânia Barroso

25

A

Bruna Oliveira

07

E

 

INICIADOS – MASCULINO (2002 e 2003)


CLAS.

NOME

ANO

TURMA

Kevin Ferreira

12

C

Rúben Magalhães

19

G

Bruno Fernandes

06

G

JUVENIS – FEMININO (1999 e 2001)


CLAS.

NOME

ANO

TURMA

Marta Teixeira

14

10º

B

Elisabete Silva

10

G

Beatriz Pereira

07

A

JUVENIS – MASCULINO (1999 e 2001)


CLAS.

NOME

ANO

TURMA

João Tiago Pinto

15

10º

A

Leonardo Fontes

11

E

Pedro Mateus

15

11º

TGEI

JUNIORES – FEMININO (1998 e anterior)


CLAS.

NOME

ANO

TURMA

Cristina Teixeira

07

10º

TGEI

JUNIORES – MASCULINO (1998 e anterior)


CLAS.

NOME

ANO

TURMA

Ricardo Mota

23

10º

TGEI

João Teixeira

13

10º

TGEI

Pedro Rebelo

18

12

TGEI

NOTA: Estes alunos estão automaticamente apurados para representar a Escola na Prova de Corta Mato Distrital a realizar em Guimarães no mês de Fevereiro de 2017.
O Coordenador do Subdepartamento de Educação Física, Professor Luís Sousa

 
Ano Letivo 2016 | 2017
MegaSprinter | Encontros de Basto e Barroso | Dia Mundial Dança | Taça Desporto Escolar

O Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto através do seu Subdepartamento de Educação Física não para e está sempre em movimento, participando no MegaSprinter realizado na Pista Gémeos Castro no dia 16 de março; nos Encontros de Basto e Barroso realizados este ano em Montalegre no dia 27 de abril e agora na Taça do Desporto Escolar realizada em Famalicão no dia 4 de maio. Ainda de destacar a Comemoração do Dia Mundial da Dança nos dias 28 de abril na EB de Cabeceiras e 29 de abril na EB do Arco de Baúlhe. Todos os alunos envolvidos participaram nestas atividades com muito empenho e motivação, dando sempre o seu melhor. Penso que o divertimento também foi sempre uma constante, fizeram exercício físico e fizeram novas amizades estando todos de parabéns!

O Coordenador do Desporto Escolar

1º Encontro de Xadrez

Resultados - VER

Corta-Mato Distrital

O Corta Mato CLDE Braga realizou-se em Guimarães, no Parque Desportivo da Cidade no passado dia 4 de Fevereiro. O nosso Agrupamento participou com 40 alunos da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto, selecionados a partir dos bons resultados obtidos no Corta-Mato Escolar. Apesar das imensas dificuldades do percurso e do elevado número de participantes, os nossos alunos tiveram uma participação positiva, destacando-se o 10º lugar da equipa de iniciados femininos (Marta Teixeira-9ºB;Ana Rita Martins-8ºD;Vera da Silva- 7ºE; Ana Teixeira-8ºC) num total de 55 Escolas. Poderão consultar e obter as classificações da referida prova na tabela anexa.

Resultados - VER


O Coordenador do Desporto Escolar, Professor Luís Sousa.

1º Encontro de Boccia
Resultados DE
  • Futsal - Iniciados Masculinos 2ª Fase - VER
  • Futsal - Iniciados Femininos 2ª Fase - VER
  • Veleibol - Iniciados Femininos 2ª Fase - VER

Festa Futebol Feminino
Ténis de Mesa
Encontros de Basto
Encontro Desporto Adaptado
Torneio de Boccia

Resultados - VER

Corta Mato Distrital Escolar 2015

Resultados - VER

O Corta Mato CLDE BRAGA decorreu em Guimarães, no dia 5 de fevereiro de 2015. Foi uma jornada desportiva de muita festa, cor e alegria de milhares de crianças e jovens das escolas do distrito de Braga. O nosso Agrupamento participou com 30 alunos da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto, através de seis equipas nos escalões de Infantis A (nascidos em 2004 a 2006),Infantis B (nascidos em 2002 e 2003) e Iniciados (nascidos em 2000 e 2001), do sexo masculino e feminino.
Desportivamente destacamos a meritória classificação coletiva das meninas Ana Rita Martins, Vera Silva, Ana Pereira e Ana Teixeira (Infantis B) num 6º lugar.

O Coordenador do Desporto Escolar, Professor Luís Sousa.

II Encontro de Boccia
Futsal Iniciados Masculinos - 1ªFase
Resultados - VER
Futsal Iniciados Femininos - 1ªFase
Resultados - VER
Ténis de Mesa - 1ª Fase
Resultados - VER
Futsal Infantis B (1ªFase)
Resultados - VER
2º Encontro Interescolar - Escola D. Afonso Henriques (XADREZ)

Classificações - VER

1º Encontro Interescolar - (Xadrez)

Classificações - VER

I Encontro de Xadrez (EBCB)
I Encontro de Boccia  (07/01/2015)
Corta-Mato Escolar (05/11/2014)

RESULTADOS - VER

 

ANO LETIVO 2014/2015

 

2ªFase do Desporto Escolar
Resultados 2ªFase do Desporto Escolar -
Encontros Desportivos de Basto e Barroso

Encontros Desportivos de Basto e Barroso No sentido de manter tradições e toda a comunidade educativa em forma, organizou-se mais uma vez os Encontros Desportivos de Basto e Barroso. Este ano o encontro decorreu no Parque Pena Aventura, em Ribeira de Pena, no dia 7 de maio. Quarenta alunos do nosso Agrupamento e pertencentes às várias modalidades (Grupos/Equipa) do Desporto Escolar que o nosso Clube oferece, vivenciaram momentos de fraterno convívio entre os jovens das nossas Escolas (Arco e Cabeceiras) e outras Escolas da zona de Basto e Barroso, em Atividades Lúdicas e de Desporto Aventura, no mais saudável espírito desportivo, de respeito mútuo e colaboração entre todos os Participantes.Foi um dia inteiro de plena acção e aventura que certamente irá ficar para sempre na lembrança de todos os participantes. Para o ano há mais!

O Professor de Educação Física, Pedro Malainho.

3.º Encontro de Xadrez
Olimpíadas de Atletismo 2014 - Semana do Agrupamento 2014

Classificações das Olimpíadas de Atletismo -

Dando continuidade ao sucesso alcançado no ano passado, o Subdepartamento de Educação Física prestou, mais uma vez, a devida homenagem à Semana do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, que decorreu entre os dias 31 Março a 4 de Abril de 2014. E para isso, não existe melhor forma de o fazer que com atividades desportivas que englobassem todo o agrupamento, em momentos de fraterno convívio entre os jovens participantes e no mais saudável espírito desportivo de respeito mútuo e colaboração entre todos.
Nesse sentido, foram organizadas as Olimpíadas de Atletismo 2013/14, que decorreram nos dias 2 e 3 de Abril e nas quais os alunos das duas escolas que fazem parte do agrupamento, Cabeceiras e Arco, correram a toda a velocidade, saltaram o mais alto possível e lançaram o peso com a máxima força, de modo a alcançar um lugar no tão ambicionado pódio e conquistar, assim, a tão desejada medalha, levando o nome da sua turma aos mais altos lugares da competição.
As Olimpíadas de Atletismo têm também o objectivo de motivar e sensibilizar os alunos para a prática do Desporto e para a adoção de um estilo de vida saudável e constou da realização de provas de velocidade de 40 e 60 metros, uma prova de salto em altura, uma prova de estafetas 4x40 metros e uma prova de Lançamento de Peso. Este leque de actividades abrangeu toda a população estudantil do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário do nosso agrupamento, em 4 escalões etários, masculinos, femininos e misto (estafetas), num universo de cerca de 450 alunos participantes, 10 por turma.


No dia 4 Abril, e ainda no âmbito das celebrações da Semana do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, realizou-se pelas 11 horas, no Pavilhão Gimnodesportivo, o já tradicional e altamente competitivo jogo Professores vs alunos. No final do 1º período letivo, foi o conjunto formado pelos professores e alguns alunos a vencer por 8-7 a turma do TGEI-12ºano. Desta vez, a competição organizou-se em dois jogos, em que a equipa dos professores defrontou na primeira parte a turma TGEI-10º Ano e na segunda parte a turma do CEF-9º ano, mas foram os alunos que sorriram no fim, levando de vencida os professores nos dois jogos disputados, por 2-6 e 2-3. Foram dois jogos muito intensos, com varias alternâncias no marcador, mas onde imperou sempre o mais saudável espírito desportivo, fairplay e respeito mútuo, sendo o resultado no final o menos importante.
Para terminar, o grupo de Educação Física deseja enaltecer a presença dos alunos/atletas, alunos colaboradores e todos aqueles que com o seu trabalho concretizaram mais um excelente momento de desporto escolar. Obrigado a todos.

2.º Torneio de Xadrez - Escola EB 2,3 Gil Vicente, Guimarães
 
1ªFase da competição do desporto escolar - 2013/14
Resultados da 1ªFase da competição do desporto escolar -
Corta-mato Distrital (Guimarães)

Classificações Corta-mato distrital (Guimarães) -

Cerca de 3000 alunos, em representação de 87 escolas do 2º e 3º ciclo do ensino básico, secundário e particular, participaram no Corta-Mato Distrital Escolar disputado no Parque da Cidade Desportiva, junto à Pista de Atletismo Gémeos Castro.


O Corta-Mato, apesar das más condições climatéricas, registou uma elevada participação de Escolas e foi uma excelente jornada de promoção do atletismo, de hábitos saudáveis e da prática desportiva para todos.
O nosso Agrupamento fez-se representar por uma delegação de 35 alunos das Escolas do Arco de Baúlhe e de Cabeceiras de Basto, selecionados por ficarem nos primeiros lugares do Corta-mato Escolar realizados em ambas Escolas.
Desportivamente destacamos o 8º lugar do aluno João Silva da Escola Básica do Arco de Baúlhe e ainda as meritórias classificações coletivas das meninas da EB/S de Cabeceiras de Basto, Infantis A (Vânia Barroso, Lúcia Vieira, Jacinta Machado e Inês Araújo) num 6º lugar e Infantis B (Marta Prata, Carina Gomes, Vera Silva e Ana Beatriz Teixeira) num 11º lugar.
Organizado pela Coordenação Local do Desporto Escolar de Braga, com a colaboração da Tempo Livre, o Corta-Mato despertou enorme interesse junto dos jovens estudantes que, depois de terem realizado o corta-mato nas suas escolas, aspiravam no regional de Guimarães o apuramento para o Corta-Mato Nacional que se realiza nos dias 14 e 15 de março na cidade de Portalegre.


O Coordenador do Desporto Escolar, Professor Luís Sousa

 
:: Desporto Escolar ::
:: Corta-mato Escolar ::

 

:: DE - Ano Letivo 2012/2013 ::

 

1ªJornada da 2ªFase do Futsal Juvenis feminino
Jogos e Resultados - Voleibol / Iniciados / Feminino -
Jogos e Resultados Futsal
Jogos e Resultados - Futsal / Juvenis / Feminino -
1ªJornada da 2ªFase do Futsal Juvenis feminino

Resultados -

Ténis de Mesa - Competição individual
Competição individual ADE Basto e Barroso -
3ªJornada, 1ªFase de Futsal
3ªJornada,1ªFase, de Futsal - / Equipas puradas
3º Jornada Voleibol
3º Jornada Voleibol - 1ª Fase -
Concentração Xadrez Cabeceiras de Basto
Concentração Xadrez Cabeceiras de Basto -
Resultados da 3º jornada Ténis de Mesa
Resultados Ténis de Mesa - / /
Resultados da 2ª jornada de futsal
Resultados da 2ª jornada de futsal -
Calendarização Futsal e Voleibol

Calendarização dos Jogos da 1ª jornada -

Calendarização dos Jogos da 2ªjornada -

Resultados Futsal e Voleibol

Resultados Futsal -

Resultados Voleibol -

Resultados Ténis de Mesa
Resultados Ténis de Mesa - /
I Concentração Xadrez EB da Mota

Resultados - /

DESPORTO ESCOLAR ANO LETIVO 2011 / 2012